Quando se fala em hipnose, imediatamente surge em nossa mente uma porção de curiosidades e dúvidas sobre este tema. Será que ele vai descobrir os meus segredos?E se eu nunca mais acordar do transe? Esse tipo de questionamento é comum entre aqueles que não conhecem a real função da hipnose e tem, na maioria das vezes, uma imagem da técnica baseada em filmes e novelas que em nada se assemelha á realidade. Para afastar de uma vez por todas essas dúvidas, trouxe 10 mitos e verdades que tanto aguçam a curiosidade dos mais leigos sobre o assunto.
1 – A PESSOA PODE NUNCA MAIS SAIR DO TRANSE
MITO: Não há risco de não acordar do transe. Diariamente, todos entram em transe, ao estudar, assistir a um filme, ou qualquer outra atividade que exija concentração. O transe profundo, no entanto, leva ao sono denominado terapêutico que, assim como o sono fisiológico, dura até o momento de acordar, uma vez que o corpo se encarrega disso naturalmente.
2 – HIPNOSE E SONO NãO SãO A MESMA COISA
VERDADE: A hipnose e o sono em nada tem a ver, são estados de consciência completamente distintos. Enquanto dormimos, não somos capazes de controlar os nossos pensamentos. Durante a hipnose, por outro lado, o indivíduo participa do que está acontecendo. Essa confusão acontece porque, durante a sessão de hipnose, fecham-se os olhos, como se estivesse dormindo, com o propósito de adquirir maior concentração.
3 – A PESSOA REVELA TODOS OS SEUS SEGREDOS DURANTE O TRANSE
MITO: Cada pessoa tem os seus próprios princípios morais que são obedecidos e protegidos pela mente inconsciente do indivíduo. Dessa forma, o hipnotizado apenas falará algo se o considerar seguro para tal.
4 – O INDIVÍDUO VAI FAZER TUDO QUE O HIPNOTIZADOR MANDAR
MITO: Assim como no item anterior, a explicação é a mesma. Durante a hipnose, a pessoa não fará nada que vá de encontro aos seus princípios (valores, religião, integridade, etc). Ou seja, durante a hipnose, a pessoa não realizará nada que não faria fora do transe.
5 – HIPNOSE PODE ESQUECER AS COISAS
MITO: Nunca será possível esquecer algo. O que acontece em apresentações de palco de entretenimento são esquecimentos por sugestões imediatas, acontecem por aceitação da sugestão e logo após á apresentação são relembradas. Em um tratamento clínico o que acontece é uma realocação de sentimentos proporcionando o paciente lembrar dos acontecimentos sem que lhe provoquem instabilidades emocionais.
6 – A HIPNOSE NÃO FUNCIONA COM PESSOAS MENTALMENTE FRACAS
MITO: Sabe quando uma pessoa parece estar distraída, com o olhar fixo em um ponto qualquer e leva um susto quando é chamada? Pois é, ela estava hiper concentrada, ou seja, em transe. O mesmo acontece quando estamos lendo um livro ou assistindo a um filme, e nem por isso essas pessoas são mentalmente fracas. Uma vez que a pessoa pode entrar em transe sem perceber, ela também pode ser hipnotizada.
7 – HIPNOSE É PREJUDICIAL Ã SAÚDE
MITO: Pelo contrário, desde que seja realizada por profissionais competentes, a hipnose pode ser um aliado da medicina tradicional. Para se ter ideia, a técnica já vem sendo utilizada em tratamentos odontológicos e cirurgias, substituindo, em alguns casos, a anestesia.
8 – A HIPNOSE CURA FOBIAS E VÍCIOS
VERDADE: Através de sessões de hipnose, a pessoa condiciona a sua mente a driblar as suas fobias, como ratos, aranhas, baratas, altura, aglomerações, etc. Seguindo o mesmo princípio, ela também auxilia na superação dos vícios, como álcool, tabaco, entre outros. Importante ressaltar, entretanto, que a hipnose não realiza milagres. Para ter sucesso durante o tratamento, o indivíduo deve querer realmente superar os seus medos e vícios.
9 – A PESSOA FICA INCONSCIENTE DURANTE O TRANSE
MITO: Normalmente o hipnotizado mantém o seu estado consciente, apenas a sua atenção é focalizada em algo específico.
10 – A HIPNOSE PODE SER PERIGOSA
VERDADE: Quando mal utilizada, a hipnose pode ser muito perigosa. Isso acontece, quando falta ao hipnotizador habilidade ou lucidez para realizar tal ato. Dessa forma, é de extrema importância que o indivíduo tenha total segurança com o profissional que está trabalhando.